domingo, 5 de janeiro de 2014

LOLITA!

Já faz alguns meses que eu li e as pessoas ainda me perguntam o porquê eu leio livros desse tipo, o consideram muito erótico. Mas eu discordo: é um livro sobre amor! Um amor obsessivo... É um dos meus livros preferidos. Na verdade, gosto de histórias que falam sobre obsessão,  de como isso afeta a vida inteira de uma pessoa!
Pois é isso, a Lolita mexeu com a vida do professor Humbert, um europeu que se mudou para os Estados Unidos e ficou hospedado na casa de Charlotte Haze, mãe de Lolita, ou melhor, Dolores Haze...

É escrito em primeira pessoa, anos depois de tudo acontecer, quando ele está prestes a morrer na prisão. Acho que ele escreve esse livro para provar a sua inocência. 

Humbert tem 40 anos, enquanto Lolita tem apenas 12. Ele sabe que não deveria desejar tanto uma criança, então, ele se casa com sua mãe, Charlotte, para ficar bem próximo da menina. Em determinado momento, sua esposa descobre esse amor secreto e ameaça entregá-lo, mas o destino a faz morrer num trágico acidente.

O que abre um caminho para ficar com Lolita, eles viajam por um bom tempo pelo país. Humbert é um cara muito apaixonado, bem observador, descrevendo muito bem cada coisa que passa com o seu amor. É muito gostoso de ler, apesar de ser difícil por causa da linguagem (por ser um livro antigo)

Esta história já foi para o cinema em duas versões. Eu já assisti as duas, e é incrível ver esses personagens em carne e osso. Me apaixonei por essa história, é o tipo de livro que me deixou pensando a semana inteira, o mês inteiro, na verdade, eu penso até hoje em como o Humbert poderia ter seguido outro caminho com Lolita...

Só posso dizer que o final é surpreendente, por isso que penso tanto nessa história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário